Mesmo formados, jovens encontram dificuldades no mercado

O sonho de Luisa Heleodoro se formar em Direito deu lugar à frustração quando a universitária passou a ser profissional. Rafael Araújo, formado em Jornalismo, se decepcionou ao não ser efetivado na empresa de comunicação na qual estagiava. Luisa e Rafael são apenas dois entre 218 mil jovens que integram a força de trabalho nessa faixa etária no Rio Grande do Norte, entre ocupados e desocupados, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os ocupados são 153 mil, enquanto os desocupados somam 65 mil jovens. Esse número absoluto corresponde a 29,9% da força de trabalho dessa faixa etária no Estado. O que permite afirmar que, a cada três jovens ocupados, um está desocupado no Estado.

Apesar de serem jovens e graduados, o mercado de trabalho não consegue absorvê-los diante da lentidão na recuperação da economia. Conforme estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são eles, os jovens de 18 a 24 anos, os mais afetados por essa situação.

Outro dado que chama atenção no Estado é o número de jovens fora da força de trabalho, que subiu de 169 mil no primeiro trimestre de 2018 para 189 mil no quatro trimestre do mesmo ano – crescimento de 11,8%.

Tribuna do Norte