Mais de 30 pessoas esperam por um leito de UTI não-Covid no RN

Cerca de 36 pessoas aguardam por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não-Covid no Estado, de acordo com nota divulgada pela Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), no começo da tarde desta quarta-feira (5).

Procurada pelo Agora RN, a pasta informou que vem desenvolvendo ações para a ampliação do acesso às instalações, como a disponibilização de 394 UTIs – adultos e infantil – para os pacientes deste perfil no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Sesap destacou, ainda, que segue debatendo junto às gestões municipais e atuando na perspectiva de otimizar a gestão de leitos e da clínica. Questionada sobre a possibilidade de remanejar algum dos leitos Covid-19 para atender à demanda geral, a Secretaria explica que tal ação é inviável em virtude do atual cenário pandêmico.

“Destaca-se que as taxas de ocupação para leitos de UTI Covid têm se mantido abaixo de 70%, mas, ainda assim, como a situação epidemiológica pode ser oscilante é preciso atenção para caso haja a necessidade de uso dos leitos vagos’, diz a nota encaminhada.

Agora RN