Mais da metade dos Microempreendedores Individuais do RN estão inadimplentes

Termina no dia 02 de outubro o prazo para Microempreendedores Individuais (MEI) aderirem ao programa especial de parcelamento de débitos da Receita Federal. O programa especial de parcelamento de débitos permite parcelar as dívidas referentes aos boletos mensais não pagos até maio do ano passado em até 120 vezes, ao longo de até 10 anos, com parcela mínima de R$50.

No Rio Grande do Norte, há quase 98 mil empresas registradas como MEI e, segundo estimativas do Sebrae, 54% delas estão inadimplentes por não estar em dia com  o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI). Quem renegociar os débitos, após pagar a primeira parcela, volta automaticamente a ter cobertura do INSS, respeitando os prazos de carência dos benefícios.

O empreendedor pode fazer a adesão até as 20h do dia 2 de outubro. A solicitação é feita por meio do Portal do Empreendedor. Para solicitar o parcelamento, o MEI deve ter feito a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) relativa aos respectivos períodos de apuração