João Câmara e outras nove cidades vão receber novas ambulâncias do Samu

O Ministério da Saúde vai doar 13 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para nove cidades no Rio Grande do Norte. A informação foi divulgada pela pasta em sua página oficial na última segunda-feira, 27.

Os municípios potiguares contemplados são: Açu (1), Apodi (1), Areia Branca (1), Canguaretama (1), Ceará-Mirim (1), João Câmara (1), Macaíba (3), Mossoró (1), Parnamirim (1) e Pau dos Ferros (2).

De acordo com o diretor do Samu em Mossoró, Dixon Fradik, a cidade conta, atualmente, com cinco viaturas, sendo três delas básicas e duas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diretor informou que o Samu Mossoró fechará até esta sexta-feira, 31, com um caminhão-cegonha para buscar no interior de São Paulo a nova ambulância.

As ambulâncias doadas estarão vistoriadas e disponíveis para retirada na cidade de Sorocaba, em São Paulo. Todos os municípios contemplados estão sendo notificados e estima-se que em até 60 dias todos os veículos sejam retirados diretamente pelos gestores municipais. Antes da retirada, o prefeito ou governador deve assinar o Termo de Doação do veículo e encaminhar ao Ministério da Saúde a assinatura, para posterior publicação no Diário Oficial da União. Essas regras obedecem a recomendação da Controladoria-Geral da União e acórdão do Tribunal de Contas da União.

A entrega das novas ambulâncias para gestores de várias partes do país foi feita pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante cerimônia em Sorocaba (SP). Com a entrega das novas ambulâncias, os serviços de saúde de urgência e emergência melhoram as condições de socorro imediato nas localidades beneficiadas.

Em todo o país, o MS vai entregar 419 novas viaturas. A medida renova parte da frota que já está em funcionamento e expande o atendimento a 66 novos municípios, que passam dos atuais 3.606 para 3.672.