Huol constrói seu próprio equipamento de desinfecção

O setor de engenharia clínica do Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), driblou a elevação de preços dos equipamentos hospitalares com uma solução interna: criou seu próprio aparelho de desinfecção com luz ultravioleta. De acordo com a Associação Internacional de Ultravioleta (IUVA), a luz UVC é usada há mais de 40 anos como método de desinfecção de água, efluentes, ar, produtos farmacêuticos e superfícies, eliminando inclusive bactérias resistentes. 

O chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura do Huol, Davidson Rogério, explica que o equipamento “além de reforçar o serviço de higienização, é de prático transporte e manuseio, adicionando segurança ao paciente através do maior arsenal de combate aos agentes infecciosos hospitalares”.

“É importante destacar que nossa engenharia montou a estrutura, mas outros setores se envolveram no projeto, para aquisição dos itens, das lâmpadas, confecção da parte de marcenaria e também testagem da eficácia. Em apenas dois minutos, as análises laboratoriais de amostras retiradas antes e depois do uso do equipamento demonstraram completa eliminação das bactérias”, completou Davidson.

Embora estudos comprovem sucesso do uso da luz ultravioleta em outras formas do Sars, como os estudos atuais são insuficientes para demonstrar a mesma eficácia contra o novo coronavírus, o Huol seguirá adotando os protocolos padrões, associados à desinfecção de ponta, cujo principal objetivo é a eliminação da possibilidade de existência de bactérias resistentes. A radiação ultravioleta é um tipo de onda eletromagnética de alta frequência e onda curta, usada com função germicida.