Grupo dono da Zara anuncia prejuízo histórico e o fechamento de 1.200 lojas

(Photo by Cameron Spencer/Getty Images)

Após meses de bloqueio do comércio em várias metrópoles ao redor do mundo, a reabertura das lojas Zara, na França, deu o que falar ao gerar aglomerações e filas de espera na entrada dos estabelecimentos, ainda no mês de maio. No entanto, apesar da alta demanda pelos seus produtos, a marca da Inditex sofre o peso da crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus.

Nos últimos meses, a receita do grupo espanhol caiu 44%, levando a empresa a se readaptar e investir pesado em novas estratégias para vendas on-line, além de optar pelo encerramento de mais de 1.000 unidades da companhia global até o final de 2022.

Atualmente, a Inditex está lidando com uma despesa de 409 milhões de euros, segundo informações enviadas à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV). Diante do cenário negativo do trimestre de fevereiro a abril, o grupo espanhol lança novos objetivos, como mirar no mercado on-line.

A holding registrou crescimento de 50% nas vendas pela internet durante o primeiro trimestre, quando grande parte das lojas físicas estavam fechadas por conta da pandemia.

O novo plano estratégico, batizado como 2022 Horizon, foi apresentado na quarta-feira (10/06) pelo fundador e presidente executivo do grupo, Pablo Isla. O profissional revelou que, nos próximos dois anos, 1 bilhão de euros será investido nas vendas on-line e 1,7 bilhões de euros, utilizado para melhoria na integração das plataformas virtuais com as outras atividades do grupo.

Metropoles