Governo pactua com gestores da 5ª e 6ª Regionais de Saúde ação conjunta pela vida dos potiguares

A governadora Fátima Bezerra se reuniu em videoconferência com prefeitos e secretários das regiões do Trairí, na parte da manhã, e do Alto Oeste, na parte da tarde, que compõem a 5ª e a 6ª Regionais da Saúde Pública respectivamente. O objetivo foi discutir sobre o Pacto pela Vida, que está sendo colocado em prática em todos os municípios do Rio Grande do Norte. A ação foi criada no sentido de conscientizar a população potiguar sobre a necessidade de cumprimento do isolamento social, além das outras determinações dos decretos estaduais editados para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19).

Com as reuniões de hoje, o Governo encerra o ciclo de encontros com os gestores do executivo municipal das oito regionais de saúde, que abarcam os 167 municípios do Estado. “Hoje é um dia muito importante. Com as reuniões que fizemos hoje concluímos o processo de articulação que estamos fazendo desde da quinta passada em defesa do Pacto pela Vida”, disse Fátima Bezerra.

Foram convidados todos os 21 prefeitos da região do Trairí, que tem Santa Cruz como cidade polo, e os 37 prefeitos do Alto Oeste, sendo Pau dos Ferros a cidade polo. Os participantes reiteraram o compromisso de ampliarem as ações preventivas e de combate à pandemia da Covid-19. “Fico feliz por saber que vocês estão tomando medidas mais duras. Quanto mais rápido nos preocuparmos em tomar essas atitudes mais rígidas, mais rápido vamos sair dessa pandemia para retomar as nossas atividades profissionais, pessoais, educacionais e religiosas”, destacou a governadora.

Ela reafirmou que o Pacto foi pensando única e exclusivamente para poupar vidas, na medida em que contém o avanço da propagação do vírus que já levou mais de 400 pessoas a óbito no Estado. “Cada pessoa dessa representa uma dor, uma história, uma família. Peço a Deus que conforte as famílias que estão em luto. Infelizmente, não pudemos atender com a mesma velocidade da pandemia a abertura de leitos. Porém, mesmo em meio a um contexto catastrófico, conseguimos abrir mais de 300 leitos”, declarou.