Governo Federal habilita 56 leitos de UTI no RN e garante R$ 8 milhões para manutenção

O Governo Federal publicou, através do Ministério da Saúde, portaria habilitando o funcionamento de 56 novos leitos de UTI voltados ao atendimento de pacientes com Covid-19 no Rio Grande do Norte. Na publicação desta quinta-feira (4), ficou estabelecido que o estado será beneficiado com R$ 8.064,00 para ser aplicado na manutenção dessas unidades. De acordo com a Sesap, os leitos já estão em funcionamento.

O Ministério da Saúde levou em consideração a Portaria nº 568/GM/MS, de 26 de março deste ano, que autoriza em caráter emergencial a habilitação temporária de leitos de UTI, para uso exclusivo de pacientes de Covid-19, pelo período de 90 dias, podendo ser porrogado de acordo com a calamidade. Nesse caso, o Governo do Estado fica habilitado para receber verba do Ministério da Saúde voltada para esse atendimento.

De acordo com a Sesap, os leitos que foram habilitados já estão em funcionamento. Eles estão em Caicó (1), Mossoró (23), Natal (29), Pau dos Ferros (3), entre unidades de saúde públicas e privadas. Ao todo, já há nos hospitais dessas cidades 88 leitos habilitados pelo Ministério da Saúde.