FGTS: Mais de 7 milhões de brasileiros estão com benefício em atraso

Pelo menos sete milhões de trabalhadores brasileiros estão com o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) atrasado. O benefício, garantido pela Constituição como forma do trabalhador constituir um patrimônio, não tem sido depositado por parte de diversas empresas, totalizando uma dívida ativa de R$ 27,8 bilhões no último mês de abril, cobrada pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A informação foi divulgada pelo portal Uol, que teve acesso aos dados do órgão.

O trabalhador que quer evitar dor de cabeça quando for sacar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no momento da demissão ou na hora de financiar a casa própria, por exemplo, deve ficar atento. Para não ser pego de surpresa, o trabalhador pode fiscalizar se a empresa tem feito o depósito mensal do benefício, que é previsto em lei.

Conforme alertam especialistas, o profissional deve acompanhar os registros dos depósitos mensais por meio de extrato bimestral que é enviado pela Caixa Econômica Federal, direto para a residência do colaborador.