Faturamento da indústria aumenta 1,3%, informa pesquisa da CNI

Foto: Divulgação-fFiern

O faturamento da indústria brasileira cresceu 1,3% em outubro na comparação com setembro, na série livre de influências sazonais. Foi o quinto mês consecutivo de crescimento do indicador que registra uma alta de 3,5% em relação a outubro do ano passado. As informações são da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta segunda-feira (2), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a pesquisa, a utilização da capacidade instalada avançou 0,1 ponto percentual em relação a setembro e alcançou 78% em outubro, na série livre de influências sazonais. O indicador é 0,5 ponto percentual maior do que o registrado no mesmo mês de 2018. As horas trabalhadas na produção tiveram pequena queda de 0,1% em outubro frente a setembro, na série dessazonalizada e estão 0,1% maiores do que a do mesmo mês do ano passado.

A melhora dos indicadores de produção ainda não repercute no mercado de trabalho. O emprego ficou estável, a massa real de salários caiu 0,7% e o rendimento médio real do trabalhador recuou 0,3% em outubro frente a setembro, nas séries livres de influências sazonais. Na comparação com outubro de 2018, o emprego registra queda de 0,3%, a massa real de salários tem retração de 1,9% e o rendimento médio do trabalhador encolheu 1,6%.

BOA NOTÍCIA – “A série da altas do faturamento é uma excelente notícia, pois abre caminho para uma recuperação mais forte da atividade e até mesmo do emprego nos próximos meses. A expansão do faturamento é resultado do aumento da demanda, que vem proporcionando o ajuste dos estoques da indústria. A expectativa é que esse aumento da demanda se mantenha e passe a exercer influência cada vez maior na atividade industrial”, diz o economista da CNI Marcelo Azevedo.

Portal no ar