Brasil cria 131 mil vagas formais em julho, aponta Caged

Em julho, o Brasil abriu 131.010 postos formais de trabalho com carteira assinada. O resultado é ainda maior do que o registrado em 2019, quando o país havia criado 43.820 postos. Foi o primeiro resultado positivo desde fevereiro, ou seja, desde que a pandemia do novo coronavírus chegou com força ao país. No total, o Brasil tem 37,7 milhões de pessoas com emprego formal.

O número foi acima do esperado por especialistas. A consultoria LCA, por exemplo, estimava um crescimento de 43.100 postos. O banco BTG Pactual, por sua vez, esperava uma alta de 10.000.

Em entrevista coletiva, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que esse resultado mostra que o Brasil retomou o ritmo de criação de empregos. 

“Está se confirmando que o Brasil vai cair menos do que estava previsto”, disse Guedes.

Segundo ele, todos os dados que têm sido divulgados estão com padrão de recuperação em “V da Nike” (uma recuperação consistente, porém não tão rápida). 

“Estamos animados com isso, é a primeira geração líquida de empregos e o mais importante é que um patamar acima de um milhão de admissões”, disse ele.

Em julho, foram admitidas 1.043.650 pessoas – número 14% superior ao visto em junho de 2020. O número de desligamentos teve uma queda de 2% em relação a junho: 912.640 pessoas.

CNN Brasil