88% dos pequenos negócios do RN já enfrentam queda no faturamento

Natal – Os decretos e as medidas de  restrição à circulação de pessoas isolamento social, em decorrência do coronavirus (Covid-19), já apresentam um impacto negativo no equilíbrio financeiro e ameaçam a sobrevivência dos pequenos negócios instalados no Rio Grande do Norte.

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae e divulgada nesta quinta-feira (2), 88% dos empreendimentos de pequeno porte do Estado já verificam uma queda no faturamento em função da crise gerada pela pandemia. E o mais grave, 29% dois donos de empresas do RN dizem que não terão condições de manter o funcionamento e precisarão fechar o negócio permanentemente em um mês caso as restrições adotadas até agora permanecer por mais tempo.

Os pequenos negócios representam mais de 95% de todos os empreendimentos do RN, somando pelo menos 181 mil negócios. O levantamento foi feito entre os dias 19 e 23 de março e ouviu 9.105 proprietários de micro e pequenas empresas de todo o país, incluindo os do Rio Grande do Norte.

A pesquisa mostrou que mesmo adotando técnicas de vendas online e de serviço de entrega ainda assim as vendas dos empreendedores potiguares caíram 64,2% na última semana em comparação a uma semana normal. Somente 8% dos empreendedores não foram afetados [ou continuaram com mesmo faturamento ou tiveram aumento] até o momento pelo cenário adverso proporcionado pelo coronavirus. Para a maioria a realidade tem sido bem mais cruel. 62% dos empreendedores disseram que o faturamento caiu para mais da metade até o momento.

Damiana Paula faz parte dessas estatísticas. Ela é proprietária de uma lanchonete e sorveteria na Zona Norte de Natal e está sentindo os impactos das medidas de restrição no bolso. É lá onde os danos provocados pelo novo coronavírus se mostram implacáveis. E, para melhorar o volume das vendas que caiu vertiginosamente, Damiana decidiu contratar um entregador e aos poucos está conseguindo melhorar o fluxo das vendas de lanches e de sorvetes.

Ela também presta serviço de reprografia na sua loja, tirando cópias de documentos e impressos para a sua clientela, que também pode receber o material impresso em casa. “Não está sendo fácil, mas acredito que tudo vai ficar bem. É importante seguir as orientações dos órgãos competentes, da Organização Mundial da Saúde e seguir firme, como todo empreendedor que luta todos os dias para ter dias melhores. Nessa hora, a orientação, a informação e o conhecimento são necessários para a gente sair dessa crise”, recomenda a empreendedora, que antes da lanchonete, atuou nos segmentos de cosméticos e confecções e se viu obrigada a fechar seus negócios para tentar novamente.

Atualmente, ela não tem pessoas empregadas no negócio. De acordo com a pesquisa as despesas com funcionários representam o item o que mais pesa no orçamento do negócio para 47% dos empreendedores potiguares, seguido de empréstimos e dívidas, que complicam a vida de 43% dos empresários do RN.

Por conta do avanço da doença no país, os custos com pessoal aumentaram para 21% dos empreendedores do Estado. Para a maior parte (61%), no entanto, as despesas com funcionários permaneceram inalteradas.  Porém, com a expressiva queda nas vendas, 58,1% dos empreendedores do RN já preveem que precisarão solicitar empréstimos para manter o negócio em funcionamento sem gerar demissões.

O levantamento também calculou a média de pessoas que dependem de cada empresa e no Rio Grande do Norte o número chega a ser de 8,6 pessoas, sejam como empregados fixos, temporários, formais, informais e até familiares do empreendedor.

29% dos donos de pequenos negócios do Estado acreditam que só conseguem manter a empresa aberta por mais um mês caso as restrições de movimentação de pessoas permaneçam por mais tempo e outros 29% disseram que só conseguem permanecer funcionando por mais dois ou três meses. Esses empreendedores faturam, segundo a pesquisa, uma média de até R$ 6 mil por mês (33%). Já os que faturam entre R$ 7 mil e 15 mil mensais somam apenas 13%.

Agência Sebrae