51% dos brasileiros pretendem se aposentar antes dos 65 anos, diz FenaPrevi

Uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos em parceria com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) revela que 51% dos brasileiros pretendem se aposentar antes dos 65 anos e apenas 20% planejam parar de trabalhar após esta idade.

O levantamento mostrou ainda que 51% das pessoas consideram que o sistema previdenciário é sustentável e 28% acreditam que haverá problemas no futuro. Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (12/6) pelo presidente da FenaPrevi e CEO da Zurich no Brasil, Edson Franco, durante o IX Fórum Nacional de Seguros de Vida e Previdência Privada, que ocorreu no WTC Events Center, em São Paulo.

“Isso mostra que os brasileiros ainda não compreenderam que a Previdência está em desequilíbrio e marcha para o colapso”, disse Franco. Ele defendeu que há um deficit crônico e crescente nas contas públicas, resultado da expansão dos com os benefícios previdenciários. Segundo ele, o estudo mostra que há grande desinformação das pessoas sobre um tema e respostas contraditórias para a pesquisa.

Mesmo com o entendimento dos entrevistados de que o sistema previdenciário é sustentável, 49% das pessoas que responderam a pesquisa acreditam que a reforma da Previdência Social deve ser tratada pelo próximo presidente, enquanto 33% avaliam que não.

Do Correio Braziliense