13 Estados ainda têm mais Bolsa Família do que empregados; RN está incluso na lista

29/03/2024 6:56 am

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O número de beneficiários do Bolsa Família ainda é maior que o de trabalhadores com carteira assinada em 13 das 27 unidades da Federação. Esses dados excluem o setor público.

Antes da pandemia, eram 8 Estados com mais benefícios que empregos formais. O número subiu para 10 em 2020, 12 em 2022, com o Auxílio Brasil, e 13 em 2023 –número que se manteve agora em 2024.

O Maranhão é o Estado onde essa relação de dependência do benefício é mais forte. Há 641 mil empregos com carteira assinada e 1,2 milhão de famílias maranhenses recebendo Bolsa Família. Ou seja, há 2 habitantes recebendo o Bolsa Família no Estado para cada empregado com carteira de trabalho.

(mais…)

Paciente idoso passa cinco dias com frasco de amaciante usado como bolsa coletora no Walfredo Gurgel

29/03/2024 6:35 am

O frasco de amaciante foi utilizado pelo idoso | Foto: Cedida

A situação de um paciente internado no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, ganhou repercussão e gerou revolta. O idoso Francisco Quirino da Silva, 82 anos, passou cinco dias com um frasco de amaciante utilizado como um coletor de urina improvisado.

O uso do recipiente começou na última sexta (23) até essa quarta-feira (27), quando a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) informou que fez a ampliação de bolsas coletoras para a unidade hospitalar. A pasta classificou o caso como “situação episódica” e disse que trabalha para evitar a repetição do ocorrido.

Francisco Quirino está internado no hospital desde o dia 14 de fevereiro deste ano, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele passou mais de 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi encaminhado para o setor de enfermaria na última sexta-feira. Naquele momento, o que poderia ser encarado como um bom sinal foi recebido com preocupação pela filha do paciente, Aurea Medeiros, 50 anos.

(mais…)

Mensagem da Câmara Municipal de Jandaíra

29/03/2024 6:22 am

Que a reflexão e a paz estejam presentes em cada coração neste dia sagrado. Sexta-feira da Paixão é tempo de contemplar, meditar e renovar nossas esperanças. Que a fé nos guie sempre. 🙏


João Câmara: Centenas de fiéis católicos participam da Missa do Lava-pés e Ceia do Senhor

29/03/2024 6:15 am

Presidida pelo padre Josino Raimundo, foi celebrada na tarde desta quinta-feira santa a tradicional Missa do Lava-pés e Ceia do Senhor na matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Durante a celebração, o presidente lavou os pés de 12 pessoas representando os doze apóstolos.

Assim se comemora o que fez Jesus e se actualiza a sua eloquente lição: “Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, levou até ao extremo este seu amor. […] Levantou-se da mesa, depôs as vestes e tomando uma toalha pô-la à cinta. Depois de lhes lavar os pés […], disse-lhes: ‘Compreendestes o que vos fiz? Vós chamais-me Mestre e Senhor e dizeis bem porque Eu o sou. Ora, se Eu, sendo Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também’» (Jo 13, 1-15).

Terminado este rito, segue-se a Missa da Ceia do Senhor. É uma celebração dominada pelo sentimento do amor de Cristo que, na véspera da sua Paixão, enquanto comia a Ceia com os discípulos, instituiu o Sacrifício-Sacramento da Eucaristia, como memorial da sua Morte e Ressurreição.

Terminada a missa, a assembleia canta a hora de Vésperas, enquanto que o Cristo vivo presente na Hóstia consagrada foi conduzido em procissão para um lugar de adoração.

Local da adoração (fotos: Maria Clara)

Política: Fechada a chapa da situação em Jandaíra com Reginaldo e Roberto de Hudo

29/03/2024 5:47 am

Fotos cedidas

Anunciado na noite desta quinta-feira (28) o nome do companheiro de chapa do pré-candidato a prefeito de Jandaíra Reginaldo Vitorino a sucessão da prefeita Mariana Dias.

Trata-se do jovem Roberto de Hudo, pré-candidato a vice. O anuncio repercutiu nos bastidores da política local e nas redes sociais principalmente nos grupos de WhatsApp.

A expectativa agora fica por conta da realização dos convenções municipais para oficialização dos candidatos.


Rio Grande do Norte tem 2,7 mil presos provisórios

29/03/2024 5:29 am

Foto: Arquivo TN

O Rio Grande do Norte tem pelo menos 2,7 mil presos provisórios, isto é, detentos que ainda não foram à julgamento pela Justiça. Os dados são da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), enviados à pedido da TN.

O quantitativo representa cerca de 21% de toda a população carcerária potiguar, que é de pouco mais de 12 mil presos, incluindo regimes fechado, aberto e semiaberto. O índice apresenta uma redução, que segundo especialistas, se deve à modernização do sistema e a outros fatores sociais.

Segundo os dados da Seap atualizados na última terça-feira (26), o Estado possui atualmente 5.230 presos no regime fechado, 2.727 no semiaberto e outros 2.008 no regime aberto. Há ainda outros 33 presos em medidas cautelares.

Tribuna do Norte


Saiba por que a Sexta-feira Santa é o único dia do ano sem missas na Igreja Católica

29/03/2024 5:03 am

Do g1 SP

Imagem de arquivo – Sala das Velas na basílica de Aparecida. — Foto: Carlos Santos/G1

A Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que a Igreja Católica não celebra nenhuma missa. Em todos os outros dias, inclusive da própria Semana Santa, as celebrações acontecem normalmente.

De acordo com a tradição cristã, para os católicos, o dia é marcado pelo silêncio da morte de Cristo, sendo um dia reservado para a reflexão a Deus, pois a data religiosa relembra a crucificação de Jesus.

Segundo o Santuário Nacional de Aparecida, o dia é reservado para a reflexão dos católicos, que aproveitam a oportunidade para agradecer a Jesus Cristo enquanto se aguarda a celebração da ressureição na Páscoa.

O padre Edinei Evaldo Batista, porta-voz da Diocese de São José dos Campos e Reitor do Seminário Teológico Santa Teresinha, confirma que a data religiosa deve ser marcada pelo silêncio dos fiéis devido o sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

(mais…)

Incêndio atinge prédio em construção no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife

28/03/2024 10:02 pm

Diário de Pernambuco

O fogo atinge principalmente os últimos andares do prédio (foto: Reprodução )

Um incêndio atinge, na noite desta quinta-feira (28), o prédio Botanik Torre Floraum, da Carrilho, que está em construção. O prédio está localizado na Rua Real da Torre, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife.

Fotos e vídeos que circulam nas redes sociais mostram a grande proporção do incêndio, que atinge principalmente os últimos andares do prédio.

Segundo testemunhas, parte da estrutura do prédio está colapsando. É possível observar um guindaste acima da área onde o incêndio está acontecendo.

(mais…)

Parazinho: Prefeitura fez a entrega de 3 toneladas de peixe, 3 toneladas e arroz e 3 mil pacotes de fubá

28/03/2024 9:31 pm

O Governo Municipal de Parazinho mais uma vez garantiu o peixe, o arroz e fubá da Semana Santa. Foram entregues a população 3 toneladas de peixe, mais 3 toneladas de arroz e 3 mil pacotes de fubá.

A entrega foi realizada de forma estratégica que garantiu a fluidez e agilidade beneficiando a todos sem provocar correria.

O prefeito Carlinhos de Veri junto a equipe da Secretaria Municipal do Trabalho, habitação e Assistência Social acompanhou de perto a entrega. (Veja vídeo)


Jandaíra: Prefeitura fez a entrega do peixe da Semana Santa na quarta-feira (27)

28/03/2024 7:39 pm

Mantendo a tradição de garantir o peixe da Semana Santa, a prefeitura de Jandaíra realizou a entrega na quarta-feira (27).

A entrega foi acompanhada pela prefeita Marina Dias e o Secretário de Governo, Reginaldo Vitorino.


Pedra Grande Realiza a Tradicional Distribuição do Peixe da Semana Santa

28/03/2024 7:11 pm

Em Pedra Grande a tradicional distribuição do peixe da Semana Santa foi realizada no último dia 27/03. O Governo municipal entregou mais de três toneladas de pescado a toda a população. Desde o centro da cidade até as comunidades rurais, receberam atum em posta, um peixe de excelente qualidade.

Nas suas redes sociais o prefeito Pedro Henrique falou da felicidade em poder realizar esse trabalho de excelência para o povo pedragrandense. A entrega do peixe vem sendo realizada, desde o seu primeiro ano de mandato. Em todo o município a população aprovou a qualidade do peixe, não faltaram elogios para o gestor que tem quase 90% de aprovação na sua administração.


Solange Almeida passa por cirurgia de emergência e cancela shows

28/03/2024 6:09 pm

Fábia Oliveira/Metrópoles

Foto Instagram

Na madrugada desta quinta-feira (28/3), Solange Almeida passou por uma cirurgia de emergência. A cantora foi internada em Fortaleza, no Ceará, e por conta do procedimento, vai precisar ficar afastada dos palcos por 7 dias. A informação foi confirmada pela equipe da artista, através das redes sociais.

“Contamos com a energia positiva de todos para uma rápida recuperação para que a nossa estrela volte aos palcos e aos compromissos o mais breve possível”, dizia parte do comunicado que ainda afirmou que a “intervenção cirúrgica não programada” aconteceu normalmente, sem dar detalhes do motivo da complicação.

Porém, de acordo com o jornalista Kadu Brandão, do IG Gente, Solange foi submetida a uma laparoscopia para retirar a hérnia, depois de sentir fortes dores abdominais. “Foi um susto. Ela começou a passar mal e a gente achou que fosse uma infecção alimentar. Ela foi para o hospital e, na madrugada, foi constatada uma distensão abdominal muito grande (…) Era uma hérnia que foi retirada”, disse uma fonte do jornalista.

(mais…)

Influencer fitness é encontrada morta dentro de casa em Águas Claras – DF

28/03/2024 5:54 pm

Na Mira/Metrópoles

Foto: arquivo pessoal

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga as circunstâncias da morte da influenciadora digital e campeã brasiliense de powerlifting, Rhayara Morais, aos 34 anos. O corpo da influencer foi encontrado na cama do apartamento dela, nessa quarta-feira (27/3), no Residencial Moove, na Rua 36 Norte, em Águas Claras.

A coluna apurou que o corpo de Rhayara foi localizado por um amigo. Segundo as investigações, a morte teria ocorrido há, aproximadamente, seis dias, pelas condições que estava o corpo. O caso será conduzido pela 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul). Peritos do Instituto de Criminalística (IC) foram acionados para realizar a perícia no local e no corpo da influencer.

Com 143 mil seguidores no Instagram, a influenciadora mostrava sua rotina de treinos na academia e o resultado de competições fitness das quais participava, incluindo os torneios de powerlifting.

(mais…)

Comissão de Saúde da ALRN visita Unicat para abordar escassez de medicamentos

28/03/2024 4:32 pm

Foto: Eduardo Maia

Nesta quarta-feira (27), os deputados Galeno Torquato (PSDB), Terezinha Maia (PL) e Cristiane Dantas (SDD), membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RN, realizaram uma visita à Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat).

Essa visita técnica marca o início de uma série planejada pela comissão desde sua nova composição, formalizada no início do mês de março, com o objetivo de diagnosticar e solucionar o problema de desabastecimento de medicamentos. O Ministério Público Estadual também esteve presente durante a visita.

O deputado Galeno Torquato, presidente da Comissão de Saúde, enfatizou a importância de buscar uma solução para o problema de desabastecimento e destacou o compromisso em colaborar com o Ministério Público e a Secretaria Estadual de Saúde para resolver essa questão.

(mais…)

Homem é assassinado a tiros no Shopping Pátio Altiplano, em João Pessoa, PB

28/03/2024 4:11 pm

Foto: reprodução

Um homem foi assassinado a tiros no Shopping Pátio Altiplano, na tarde desta quinta-feira (28) localizado no bairro do Altiplano, em João Pessoa. A vítima foi alvejada por diversos disparos de arma de fogo. Equipe do Samu foi acionada, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Conforme apurou o ClickPB, um homem ainda não identificado executado a tiros no estacionamento do Shopping Pátio Altiplano. A Polícia Militar foi acionada, mas o suspeito de efetuar os disparos fugiu da cena do crime após cometer o homicídio.

A motivação do crime ainda é desconhecida. O caso será investigado pelos agentes da Delegacia de Homicídios de João Pessoa.

Fonte: Click PB


Acidente entre veículos deixa três feridos no interior do RN

28/03/2024 3:54 pm

foto: reprodução

Acidente entre veículos em estrada que liga as cidades de Lagoa Nova e Currais Novos, no Seridó do Rio Grande do Norte, deixou três feridos, na manhã desta quinta-feira (28). Testemunhas afirmam que um dos veículos estaria tentando desviar de um dos buraco da via quando a batida aconteceu.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítima tiveram ferimentos leves e o SAMU também prestou socorro a uma das pessoas. Ainda de acordo com os profissionais, somente uma das pessoas teve uma possível fratura na clavícula e os demais escoriações.

A Polícia Rodoviária Estadual também esteve no local. Com informações do Ponta Negra News


Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio em Taipu

28/03/2024 2:11 pm

Foto: PCRN Divulgação

Policiais civis da Delegacia Especializada de Capturas e Polícia Interestadual (DECAP/POLINTER) deram cumprimento, nesta quarta-feira (27), a um mandado de prisão definitiva em desfavor de um homem, de 49 anos. Ele estava foragido por tentativa de homicídio e foi preso no centro da cidade de Taipu/RN.

De acordo com a investigação, o homem estava sendo procurado pelo crime de homicídio na espécie tentado, fato ocorrido no ano de 2013 na cidade de Caicó, na região do Seridó.. O mandado de prisão  foi emitido pela 1ª Vara Regional de Execução Penal-TJRN. 

Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. 

(mais…)

Foragido da Justiça é preso após tentar enganar policias com nome falso no interior do RN

28/03/2024 1:57 pm

Foto: reprodução

Um homem, de 39 anos, usou um nome falso para não ser preso pela Polícia Civil, nesta terça-feira (26), em Mossoró. O indivíduo foi condenado a 31 anos de prisão e estava foragido da Justiça.

O caso ocorreu no cumprimento do mandado de prisão. A Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Natal (DEFUR/Mossoró) informou que no momento da prisão, o homem foi abordado no Bairro Bom Jardim e fingiu ser outra pessoa, na tentativa de não ser preso.

O mandado de prisão foi expedido pela 3ª Vara Penal de Execução Penal de Mossoró. O homem foi condenado a 31 anos de prisão, sendo encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. Com informações da Tribuna do Norte


Polícia apreende moto adulterada em São Miguel do Gostoso

28/03/2024 1:42 pm

Foto: Divulgação/PMRN

Equipe do 14º Batalhão da Polícia Militar realizou um patrulhamento em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, e flagrou uma moto com dados adulterados. O caso aconteceu na última quarta-feira (27), na Rua dos Pescadores.

A suspeita aconteceu após constatar uma motocicleta Yamaha na cor azul estacionada em um local suspeito. Após uma averiguação do veículo, foi constatado que a moto possuía o motor de uma outra marca e com a numeração totalmente raspada, comprovado a ação delituosa.

Na sequência, os militares realizaram a condução da motocicleta para a Delegacia de Plantão de São Miguel do Gostoso para dar início aos procedimentos judiciais cabíveis.

Tribuna do Norte


Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre até fevereiro, revela IBGE

28/03/2024 11:51 am

Foto: Davi Pinheiro

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado foi idêntico à mediana das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que estimavam uma taxa de desemprego entre 7,7% e 8,1%.

Em igual período de 2023, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 8,6%. No trimestre encerrado em janeiro de 2024, a taxa de desocupação estava em 7,6%.

(mais…)