Novos concursos reacendem a expectativa de candidatos: são mais de 2,4 mil vagas já abertas

A flexibilização das medidas de isolamento social renovou a expectativa dos concurseiros para o reinício dos processos seletivos para órgãos públicos. No radar dos candidatos, estão as seleções da Aeronáutica (289 vagas) e da Marinha (29), além da expectativa de abertura para provas da Polícia FederalReceita FederalControladoria Geral da União, entre outros (veja o cronograma no quadro abaixo).

São mais de 2,4 mil vagas abertas para concursos nacionais, estaduais e municipais no Sudeste e Distrito Federal, além de mais de 14 mil vagas em certames que ainda aguardam autorização ou a publicação do edital.

Para Fernando Bentes, diretor acadêmico do Qconcursos, a interrupção dos exames e de lançamentos de editais durante o período de quarentena também foi uma oportunidade para muitos candidatos fortalecerem sua preparação para as provas. Segundo ele, vários órgãos públicos já pediram autorização para o preenchimento de cargos e devem lançar os editais até 2021.

— O ideal é começar antes do edital sair. A demora na publicação do edital às vezes é uma benção, porque dá mais tempo para o candidato se preparar. E, quando sai, o candidato pode focar só no que mudou. O interessado deve começar a estudar quando o concurso é previsto. Quando sai a banca, ele pode fazer questões dessa banca. E, depois, com o edital, que vai direcionar os estudos. O problema da quarentena é que há muitas tarefas que antes não havia, como cuidados com filhos em casa, sem escola. Os alunos relatam que estudam de madrugada — observa Bentes.

O autônomo Luiz Roberto Barbosa de Andrade, de 22 anos, conseguiu estabelecer uma rotina de estudos durante a quarentena e decidiu focar em uma carreira específica. Para ele, ainda há incerteza de como serão retomadas as provas com o risco de contaminação pelo coronavírus:

— Minha rotina tem sido dedicada aos estudos. Eu crio meus próprios cronogramas, estudando da forma mais direcionada possível, assim evito desgastes desnecessários. Meu foco atual é para delegado da Polícia Civil. Tentei extrair o melhor possível nesse período. As próximas seleções ainda estão obscuras, pois não sabemos como serão as realizações as provas, quais cuidados as bancas terão que adotar e como isso afetará o desempenho nas provas.

A servidora Taciana Garcia, de 36 anos, está estudando para o cargo de analista do Tribunal de Justiça do Rio e disse que tentou manter o ritmo durante a pandemia.

— O meu trabalho passou a ser remoto e, portanto, exige mais do que antes. No início da pandemia, eu consegui me manter no pique de estudos, mas depois meu rendimento caiu, diante do cenário de incertezas e da pressão psicológica. Reportagem completa Aqui

Fonte: Extra/Globo