Hoje: Dia de Combate ao Glaucoma

O dia 26 de maio foi instituído pelo Ministério da Saúde como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença está relacionada ao aumento de pressão do interior do olho, geralmente no nervo ótico, responsável pela visão. O problema é mais frequente em pessoas com mais de 40 anos. Quem tem algum familiar de primeiro grau que já teve glaucoma também tem maiores chances de ser acometido pela doença.

A prevenção é a principal forma de combate ao glaucoma. Consultas regulares com médicos oftalmologistas é a melhor forma de evitar a doença, já que não apresenta sintomas até o estágio avançado, em que o paciente já perdeu parte da visão periférica.

“Antes de ficar cego, o paciente começa a ter perda da qualidade de vida com a redução da orientação para se locomover. Ele vai perdendo a independência. Começa a se chocar com as laterais dos móveis, a cair, a tropeçar”, exemplifica o médico oftalmologista do CIES Global Diego Ruiz.