Dia Mundial da Saúde Digestiva: como prevenir as principais doenças do aparelho digestivo

No Dia Mundial da Saúde Digestiva (29/05), o médico gastroenterologista do CIES Global Gilson Kamyiama orienta sobre as doenças mais comuns do aparelho digestório e os principais cuidados para evitá-las e trata-las. A data foi instituída pela Organização Mundial de Gastroenterologia para mobilizar os países do mundo à prática da prevenção de doenças dessa área.
Os problemas mais comuns são gastrites, úlceras, câncer de esôfago, câncer de estômago e câncer colorretal. Esse último é o tumor mais prevalente do aparelho digestivo e está entre os mais frequentes em homens e mulheres de todo o mundo.

O médico ressalta que os hábitos podem ajudar a prevenir muitos dos problemas. “Várias doenças do aparelho digestivo podem ser evitadas se a pessoa tem uma vida saudável, com uma alimentação balanceada, se pratica exercícios físicos regularmente e se faz acompanhamento médico com frequência”, afirma.

Em relação à alimentação, Gilson também informa que é importante manter horários padrões para as principais refeições dia e indica fazer pelo menos quatro: café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Leia mais…