Covid-19 causa danos cardíacos mesmo em assintomáticos, diz estudo

Um estudo publicado na Journal of the American Medical Association aponta que o Sars-Cov-2 pode causar danos significativos ao coração, mas sem produzir qualquer reação imediata ou sintomas cardíacos mais perceptíveis. A pesquisa avaliou cem pacientes (com 49 anos em média) que se recuperaram recentemente da Covid-19 – a maioria dos quais era assintomática ou apresentava apenas sintomas leves.

De acordo com os pesquisadores, a ressonância magnética cardíaca dos pacientes revelou problemas cardíacos em 78 pacientes e inflamação do miocárdio em curso em 60 deles, “independente das condições preexistentes, gravidade e curso geral da doença”.

O estudo evidencia as preocupações da comunidade médica com pacientes que testaram positivo para o Sars-Cov-2 e que continuam a apresentar sintomas contínuos como fadiga, dores musculares, palpitações e dificuldade para respirar mesmo meses após o diagnóstico inicial.

A pesquisa é bastante limitada e não deve ser interpretada como definitiva para os pacientes recuperados da Covid-19. Ainda assim, ela demonstra que é relativamente comum que o coração seja afetado em adultos jovens e pessoas de meia-idade que tiveram uma recuperação bem-sucedida do vírus.

Os pesquisadores usam suas conclusões para argumentar sobre a necessidade de monitoramento contínuo para efeitos cardíacos de longo prazo da Covid-19. Eles também destacam a importância de testes contínuos na população em geral para que se possa rastrear e monitorar pacientes assintomáticos do novo coronavírus.

Não se sabe ao certo como o Sars-Cov-2 leva à miocardite. Dois mecanismos podem contribuir: dano cardíaco do próprio vírus e os efeitos colaterais da resposta imunológica que ele desencadeia. “O novo coronavírus pode afetar o coração direta e indiretamente: pode invadir as células do músculo cardíaco causando inflamação, que pode reduzir a capacidade de bombeamento do coração e torná-lo vulnerável a arritmias”, explica a cardiologista Holly Andersen, do Hospital Presbiteriano de Nova York.

A médica também explica que “o vírus é conhecido por causar danos ao formar coágulos sanguíneos nos pequenos vasos de alguns órgãos”, incluindo o coração, e causar em alguns pacientes uma “tempestade de citocinas”, uma resposta muito forte do sistema imunológico que causa danos aos órgãos.

Via: Forbes

Fonte: Olhar Digital