Vice-governador do Pará é alvo de mandado de busca e apreensão

Autoridades cumprem 40 mandados Divulgação/ Polícia Federal

A PF (Polícia Federal) inciou a operação Vissaium na manhã desta quinta-feira (12) para desarticular uma organização criminosa que fraudava licitações e contratos públicos em 10 municípios do Pará. O vice-governador do Pará, Lúcio Vale (PL), é um dos alvos de busca e apreensão. 

As autoridades cumprem 40 mandados, sendo 26 de busca e apreensão, dez de prisão preventiva e quatro de prisão temporária, expedidos pelo Juiz Federal Titular da 4º Vara Criminal Federal de Belém/PA.

As primeiras investigações apontam que o grupo movimentou mais de R$ 39 milhões em recursos públicos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) entre 2010 e 2017. 

Os crimes investigados são participação em organização criminosa, fraude em licitação, fraude em contratos públicos, peculato, corrupção passiva e ativa, além de lavagem de dinheiro. Em caso de condenação, as penas podem ultrapassar os 30 anos de reclusão.

Do R7