Veja: Ex-presidente da OAS diz ter provas de que Lula patrocinou Petrolão

VEJA_1A revista Veja que chega às bancas neste sábado (25) traz mais uma notícia que promete movimentar o mundo político brasileiro nos próximos dias. Segundo a publicação, em troca de benefícios legais, o executivo da empreiteira OAS, Léo Pinheiro, promete revelar o que viu, ouviu e fez nos anos em que compartilhou da intimidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O empresário se utilizará da delação premiada.

“Léo e Lula são bons amigos. Mais do que por amizade, eles se uniram por interesses comuns. Léo era operador da empreiteira OAS em Brasília. Lula era presidente do Brasil e operado pela OAS. Na linguagem dos arranjos de poder baseados na troca de favores, operar significa, em bom português, comprar. Agora operador e operado enfrentam circunstâncias amargas. O operador esteve há até pouco tempo preso em uma penitenciária em Curitiba. Em prisão domiciliar, continua enterrado até o pescoço em suspeitas de crimes que podem levá-lo a cumprir pena de dezenas de anos de reclusão. O operado está assustado, mas em liberdade. Em breve, Léo, o operador, vai relatar ao Ministério Público Federal os detalhes de sua simbiótica convivência com Lula, o operado. Agora o ganho de um significará a ruína do outro. Léo quer se valer da lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a delação premiada, para reduzir drasticamente sua pena em troca de informações sobre a participação de Lula no petrolão, o gigantesco esquema de corrupção armado na Petrobras para financiar o PT e outros partidos da base aliada do governo”, diz a revista.

Ainda de acordo com a Veja, o ex-presidente da OAS já teria autorizado a negociação de uma delação premiada por parte de seus advogados com o Ministério Público Federal. “Com medo de voltar à cadeia, depois de passar seis meses preso em Curitiba, Pinheiro prometeu fornecer provas de que Lula patrocinou o esquema de corrupção na Petrobras, exatamente como afirmara o doleiro Alberto Youssef em depoimento no ano passado. O executivo da OAS se dispôs a explicar como o ex-presidente se beneficiou fartamente da farra do dinheiro público roubado da Petrobras”, diz o texto.