SP registra mais de 12,5 mil novos casos de covid-19 em 24 horas

Na quarta-feira, estado registrou 16.777 casos confirmados
Erbs Jr. /FramePhoto/Folhapress 

Após ter registrado recorde de casos diários de covid-19 ontem (22), o estado de São Paulo voltou a apresentar um alto número de novos casos confirmados do vírus hoje (23), o segundo maior desde o início da pandemia: 12.561 nas últimas 24 horas.

Segundo o governo paulista, isso é resultado de um represamento de dados, provocado por falhas no sistema do e-SUS do Ministério da Saúde desde quinta-feira passada (16). A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber sobre o problema, mas até este momento não obteve resposta.

Ontem, o estado registrou 16.777 casos confirmados do novo coronavírus, batendo recorde. O estado chegou a contabilizar mais de 19 mil casos em um único dia, mas isso tinha sido resultado de um acúmulo de dias por causa de um problema no sistema de contabilização do Ministério da Saúde.

“Ontem nos espantou o número de casos que tivemos, uma elevação absolutamente espantosa”, disse o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.

“Se nós temos um número de dados que vem em uma faixa diária de 7,5 mil casos novos por dia e eu passo a ter 16.777, algo aconteceu. E nós observamos que, a partir do dia 17 de julho, esses números baixavam para 5 mil casos, 6 mil casos — sempre 2 mil a 2,5 mil casos a menos do que as médias diárias”, disse Gorinchteyn.

Segundo o secretário, após o número muito elevado de ontem, o governo paulista resolveu pesquisar as razões que justificassem esse aumento e confirmou a instabilidade no sistema do e-SUS – que vem ocorrendo há uma semana. “O e-SUS, do Ministério da Saúde, mostrou instabilidade, dificultando a inserção dos casos leves dos municípios para essas contabilizações. Com isso, todos esses dados que ficaram represados acabaram sendo lançados de uma vez só”, explicou o secretário.

Portal R7