Saída de Renan Calheiros é maior reivindicação de manifestantes em Brasília

Manifestação em Brasília, 4 de dezembro (Foto:Joelma Pereira)

Manifestação em Brasília, 4 de dezembro (Foto:Joelma Pereira)

Neste domingo (4), diversos movimentos estão reunidos na Esplanada dos Ministérios, área central de Brasília, em ato que pede o afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e o fim do foro privilegiado. Os presentes também contestam as alterações feitas pela Câmara no pacote de medidas contra a corrupção, gritam palavras de ordem em apoio ao juiz federal Sérgio Moro e à reforma econômica.

Diferente dos atos violentos realizados na última terça-feira (29), quando houve confronto entre manifestantes e polícia militar, na manhã de hoje os organizadores pedem, a todo momento, que os participantes permaneçam reivindicando de forma pacífica. Há pouco, militantes aplaudiram os policiais que fazem a segurança no local.

A concentração desta manhã é em frente ao Congresso Nacional, onde cartazes com ratos desenhados foram jogados no espelho d’água que, de acordo com os participantes, fazem referência aos políticos corruptos do Legislativo. O trânsito no local está fechado. No Rio de Janeiro, em Copacabana, onde o ato também começou às 10h, as reivindicações são as mesmas.
Os organizadores confirmaram adesão de mais de 200 cidades em todo o Brasil.

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), 1,7 mil profissionais estão envolvidos nos atos deste domingo. Desses, 1,5 mil são policiais militares.
Congresso em Foco