Reflexão: Sem esperar nada de ninguém, você vive melhor

Por Sábias Palavras

É fácil dizer, mas é um pouco complicado fazê-lo. Quando fazemos isso, livramos-nos de uma das maiores fontes de frustração, raiva, decepção… Tomamos luz sobre as nossas relações com os outros e as nossas experiências e relacionamentos tornam-se mais autênticos, menos interessados, mais honestos e muito mais relaxados.

Quando não esperamos nada de ninguém, nos deixamos surpreender, não temos expectativas, só permitimos que os outros sejam eles mesmos, entendendo que eles têm uma similaridade semelhante à nossa, tentando localizar a sua felicidade, alcançar os seus sonhos, lidar com os seus medos e os seus egos…

NINGUÉM É SALVO, TODOS NÓS VAMOS POR AQUI PROJETANDO UMA IMAGEM, INFLUENCIANDO, SENDO ACEITOS OU REJEITADOS…

Se achar que é impossível ter expectativas sobre alguém, pelo menos não estamos a nos sabotar, porque é impressionante, muitas vezes nós gastamos muito mais tempo pensando que o outro vai se decepcionar com as suas ações, pensando que vamos ser felizes e cumprir com o que o outro faz. Pensemos, em todo caso, que o resultado sempre será o mais favorável para nós, que as nossas expectativas, se não pudermos eliminá-las, nos tragam sorrisos e, se não ocorrerem, não nos frustrarão.

Se é impossível para nós ter expectativas em relação a alguém, pelo menos não sabotamos a nós mesmos, porque é impressionante, muitas vezes passamos muito mais tempo pensando que o outro nos decepcionará com suas ações, pensando que seremos felizes e satisfeitos com o que o outro faz. Pensemos, em todo caso, que o resultado será sempre o mais favorável para nós, que nossas expectativas, se não pudermos eliminá-las, nos trarão sorrisos e, se não ocorrerem, não nos frustrarão.

TODOS DEVEM TER LIBERDADE DE AÇÃO E DECISÃO E ISSO INCLUI NÃO COINCIDIR COM O QUE OS OUTROS ESPERAM.

Se pararmos de esperar, a vida flui melhor. Somos fáceis de decepcionar porque para cada um há sempre uma maneira melhor de fazer as coisas, mas se praticarmos para nos libertar da necessidade de nos anteciparmos, teremos experiências melhores.

Talvez seja apenas uma percepção, mas se queremos branco e esperamos essa cor e recebemos outra, ficamos desapontados, talvez essa outra seja ainda mais bonita, no entanto, a decepção não nos permitirá apreciá-la. Isso acontece connosco todos os dias e, em vez de nos agradecer pelo que recebemos, lamentamos que não tenha sido o que esperávamos. Você quer criar a sua vida como você gostaria? Comece a aproveitar a vida como ela é, comece a se concentrar naquilo que você gosta, comece a permitir-se e permita que aqueles ao seu redor sejam o que eles querem ser, você verá que quanto menos você espera, mais a vida irá surpreendê-lo porque você desejará com a alma e não com o seu ego.

Texto traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras

Fonte: Rincón del Tibet

Autora: Sara Espejo