Professora põe nome dos alunos nas carteiras da sala para explicar aulas remotas: ‘presentes no coração’

Professora coloca nome dos alunos nas carteiras da sala de aula: ‘estão presentes no coração’ — Foto: Arquivo Pessoal/Jéssica Andrade

Uma professora do 2° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Graciliano Ramos, localizada no bairro Torquato Neto III, na Zona Sul de Teresina, decidiu gravar um vídeo para mobilizar e motivar os alunos de sete a oito anos de idade se adaptarem à nova modalidade de aulas na rede pública da capital, feita em vídeo, através de plataformas digitais ou transmissão pela TV, devido à pandemia de Covid-19.

Desde o dia 15 de junho, por causa da pandemia de coronavírus, as aulas são transmitidas em plataformas virtuais. No vídeo, a professora Jéssica Andrade passou uma mensagem para demonstrar que ela está perto dos alunos, apesar fisicamente distante.

No vídeo gravado pela câmera de um celular, a professora colocou os nomes dos alunos nas carteiras para mostrar que os lugares de todos eles estão guardados. Para ela, esse período de distanciamento social é necessário, mas em breve vai passar.

De acordo com a professora Jéssica Andrade, o vídeo foi uma forma de explicar que as aulas não podem voltar de forma presencial, mas mesmo assim, o lugar e cada um deles ainda está guardado.

“Foi uma ideia minha e da diretora da escola. Nós estávamos pensando em uma forma de passar uma mensagem de boas-vindas para o retorno das aulas, e o vídeo foi uma forma e demonstrar para eles [os alunos] que nós também estamos morrendo de saudade e que nesse momento que ninguém pode sair de casa, os lugares deles ainda estão guardados e que o retorno vai ser de uma forma diferente”, relatou.

As aulas na rede pública municipal estão suspensas desde o dia 19 de março, quando um decreto da Prefeitura de Teresina determinou o isolamento como uma das medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus na capital. Um novo decreto, no mês maio, instituiu o ensino remoto da rede.

Ainda de acordo com a professora, esse é um período de adaptação e de novidades tanto para os alunos, quanto para os professores, pois nesse momento é necessário que o professor demonstre que está perto, mesmo que fisicamente distante.

“Eu presto serviço para a prefeitura desde 2017 e praticamente tudo mudou, pois a gente tem uma formação semanal que acontece toda a segunda-feira com a equipe que passa para os professores o material que vai ser trabalhado durante a semana. A gente tem uma plataforma para postar as atividades e eles [os alunos] me devolvem através de imagem. Para os pais que não tem acesso à internet, os exercícios são impressos e os pais buscam na escola”, narrou.

G1 PI