Polícia Civil prende pastor que liderava esquema de venda de diplomas

O segundo andar de um sobrado identificado como escritório de advocacia e contabilidade no Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo, escondia um esquema de venda de diplomas que envolvia ao menos oito faculdades particulares de cinco estados brasileiros.

Eram oferecidas certificações para mais de 30 cursos de graduação e mais de mil cursos de pós-graduação. Também era possível comprar documentos das modalidades tecnólogo, extensão e até ensino médio.

O responsável pelo esquema, um pastor, e mais seis suspeitos foram presos em flagrante nesta quarta (28) na região de São Miguel Paulista, e outras quatro pessoas estão sendo investigadas. Segundo a Polícia Civil, o grupo será encaminhado para audiência de custódia. Um diploma em administração, por exemplo, custava até R$ 35 mil. A graduação em medicina, cerca de R$ 100 mil.

A Folha teve acesso a emails internos do Grupo Digamma Educacional, que é dono das instituições de ensino e tem como sede o imóvel na zona leste. As informações são de Júlia Barbon – Folha de São Paulo.