Ocupação nas UPAs por Covid-19 cai 68% no Ceará em junho

Número de pacientes em atendimento nas Upas reduziu no Ceará. — Foto: João Dijorge/PhotoPress/Estadão Conteúdo

O número de pacientes internados com o novo coronavírus nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no Ceará reduziu de 136 para 43 desde o dia 1° de junho. A redução é de cerca de 68%. Fortaleza indicou queda de 107 para 21 acompanhamentos em UPAs. Os dados foram retirados da atualização mais recente da plataforma IntegraSUS, às 8h03 desta segunda (22).

Até a manhã desta segunda, o Ceará registrou 92.757 casos de Covid-19, com 5.523 óbitos relacionados à doença. Fortaleza, com 32.854 ocorrências, é a cidade com o maior número de casos. A capital é o único município a avançar para a segunda fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais do Governo do Ceará.

O número de atendidos com necessidade de auxílio para respiração também caiu. Até está segunda, 4 pacientes acompanhados em UPAs fazem uso de máscara reservatório e 3 utilizam o aparelho de ventilação mecânica. O acumulado é menor do que os registros no dia 1°, onde 20 e 64, usaram os aparelhos, respectivamente.

Redução

O Ceará mostrou redução gradativa na ocupação das UPAs em junho, segundo o IntegraSUS. A primeira semana do mês foi o período com maior movimentação nas unidades de saúde. Durante o intervalo, cerca de 128 pacientes foram atendidos por dia. Neste período foi registrado também o maior pico de atendimentos deste mês, no dia 2 de junho: 157 pacientes chegaram às unidade cearenses para atendimentos Covid-19.

A unidade Irmã Judith Diniz, localizada em Canindé, Região Norte do Ceará, indicava o maior número de pacientes em UPAs do Estado, com 10 em atendimento.

Com escalada nas notificações de casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o interior do Estado segue com medidas mais rígidas de isolamento social. Sobral e Juazeiro do Norte, também localizados ao norte do Ceará, entraram em regime de lockdown a partir desta segunda (22).

Os índices de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) também reduziram no Ceará desde o começo do mês. Nesta segunda, 65,23% dos leitos reservados para este atendimento estavam ocupados contra 86,76% de ocupação no dia 1°.

As enfermarias de Covid-19 foram outros espaços que apresentaram queda na movimentação. O índice reduziu de 62,24% para 45,17%, menor taxa desde o início da pandemia no Ceará.

`Por G1 CE