Novo ministro é atacado por vídeo em que propõe escolha entre jovem e idoso

Nelson Teich, ministro da saúde

Internautas e opositores ao governo do presidente Jair Bolsonaro passaram a compartilhar nas redes sociais trecho de 1 vídeo do oncologista Nelson Teich para atacar o recém-nomeado ministro da Saúde.

Na gravação, Teich apresenta 1 dilema para falar sobre a complexidade do sistema de saúde público no Brasil. Diz reconhecer que há poucos recursos para a área e propõe a discussão sobre uma situação hipotética na qual deve-se escolher entre investir na recuperação de 1 idoso ou no tratamento de 1 adolescente.

“Como você tem o dinheiro limitado, você vai ter que fazer escolhas. Então você vai ter que definir aonde você vai investir. Então eu tenho uma pessoa, que é uma pessoa mais idosa, que tem doença crônica, avançada, e ela teve uma complicação. Para ela melhorar, eu vou gastar praticamente o mesmo dinheiro que eu vou gastar para investir em 1 adolescente que está com 1 problema”, disse. “Só que essa pessoa é 1 adolescente que tem uma vida inteira pela frente e a outra é uma pessoa idosa que pode estar no final da vida. Qual vai ser a escolha?”, provocou o oncologista.

A declaração é parte de 1 vídeo publicado nas redes sociais do Instituto Oncologia, em abril de 2019, para promover o Fórum Nacional Oncoguia, realizado naquele mês.

Teich diz na gravação que os problemas do sistema de saúde “são tratados de uma forma superficial“. “A discussão é muito mais sobre eficiência do que sobre sustentabilidade. É sobre quanto você tem de dinheiro para gastar e como você usa esse dinheiro“, afirma.

Poder 360