Nove pessoas morrem pisoteadas em baile funk em São Paulo

Ao menos nove pessoas morreram pisoteadas na madrugada deste domingo (1º) em um baile funk na favela de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, segundo informações da Polícia Militar.

De acordo com um registro policial, as vítimas foram pisoteadas depois de uma “ação de controle de distúrbios civis, %u200Bou seja, para dispersão do baile , feita pela Polícia Militar usando “munições químicas”.No mês passado, uma jovem ficou cega após a PM usar esse tipo de munição em um baile funk.

No caso deste domingo, segundo a PM, policiais do 16º Batalhão realizavam operação contra pancadões na região, quando dois homens em uma motocicleta teriam atirado contra agentes da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) .

O veículo fugiu em direção ao baile funk, supostamente efetuando disparos. Equipes da Força Tática foram chamadas para dar apoio e teriam sido recebidas com garrafadas e pedradas. Mais cedo, a Secretaria Municipal de Saúde havia informado que, das 10 pessoas envolvidas na situação e atendidas no Pronto-Socorro do Hospital do Campo Limpo, oito morreram.

Outras sete pessoas ficaram feridas e foram socorridas com lesões ao AMA Paraisópolis. Dois carros da PM foram depredados. O caso será registrado no 89º DP (Jardim Taboão). A PM abriu inquérito para apurar circunstâncias do ocorrido. O tenente-coronel Emerson Massera, da PM, dará entrevista coletiva sobre o caso no início da tarde deste domingo. Nas redes sociais, o governador João Doria (PSDB) afirmou lamentar profundamente as mortes e que determinou ao secretário da Segurança Pública, general Campos, apuração “para esclarecer quais foram as circunstâncias e responsabilidades deste triste episódio”.

Folha Press