Milhares protestam pelo Brasil contra revogação da prisão em 2ª instância pelo STF

Ato contra suspensão da prisão de condenados em 2ª instância em Porto Alegre (RS). Foto: Divulgação/Vem Pra Rua
Protesto diante do Congresso Nacional

Milhares de manifestantes foram às ruas nas capitais e cidades por todo o Brasil, neste sábado (9), em protestos contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, para início do cumprimento de suas penas.

As manifestações também condenaram a libertação do ex-presidente Lula, em decorrência da decisão do STF, após 580 dias preso na carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, nesta sexta (8).

Na capital federal, em Brasília (DF), cerca de 3 mil manifestantes se concentraram diante do Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, protestando na área do gramado e parte das vias.

Em São Paulo (SP), o ato se concentrou em dois pontos da Avenida Paulista, com um grupo maior diante do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e outro em frente ao Masp. Também houve protestos em cidades do interior paulista, a exemplo de Campinas, Americana, São Carlos, entre outros municípios.

No Rio de Janeiro (RJ), o ato ocorreu na orla da Praia de São Conrado, Zona Sul do Rio, com a maioria dos participantes trajando roupas nas cores verde e amarela e empunhando bandeiras do Brasil. Os manifestantes cobravam a aprovação da PEC que tenta reverter a decisão da Corte, incluindo a previsão da prisão em 2ª Instância na Constituição Federal. Morador da região do protesto, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), também foi alvo da manifestação.

Outros grandes protestos ocorreram em Porto Alegre (RS), e em Fortaleza (CE). E ainda houve atos nas seguintes capitais dos estados: Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Florianópolis (SC), e outras cidades de diversos estados do Brasil.

Poder 360