Mapa de transmissão mostra sete estados com retração na epidemia de Covid-19

Pelo menos sete estados brasileiros apresentam dados que apontam uma retração no percentual de contaminação na pandemia causada pelo novo coronavírus. O indicativo é do projeto Covid-19 Analytics, feito em parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). As informações são do portal UOL.

Para chegar a esse indicador, os pesquisadores consideram o Rt, que mede a taxa de retransmissão do vírus. Quando ela está abaixo de 1, significa que a média de pessoas contaminadas por um infectado está abaixo de uma, o que indica uma redução no ritmo da epidemia.

Nesta quarta-feira, 17, sete estados apresentaram essa taxa: Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Pernambuco, Roraima e Tocantins. Além deles, o Rio de Janeiro também ficou próximo desse índice e vinha apresentando percentual abaixo de um nos dias anteriores.

Porém, segundo dados divulgados ainda ontem pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) a taxa de reprodução efetiva (Rt) da Covid-19 no Estado é de 0,8. 

Nos primeiros dias de transmissão da pandemia, em meados de março, foi observado um Rt de 2,4 no Ceará. No dia 30 de maio o Rt estava em torno de 1. A abertura gradual da economia no Estado iniciada no dia 8 de junho, contudo, pode vir a modificar esse cenário. 

LEIA MAIS | No Ceará, cada caso da Covid-19 é transmitido em média para menos de uma pessoa, aponta estudo 

Pernambuco

O caso de Pernambuco é o que mais chama atenção, com taxa de 0,98. O Estado está há 19 dias com o Rt abaixo de 1, o maior período já registrado até agora em um estado brasileiro. Já Sergipe tem o maior índice: 1,98.

Ontem, o governo de Pernambuco anunciou mais um avanço de fase na reabertura econômica, agora com inclusão de shoppings e igrejas para a região Metropolitana do Recife e sertão do estado —zona da mata e agreste ainda têm curvas ascendentes e não estão incluídas.

No Amazonas, o índice de transmissão está em 0,9 e vem registrando números cada vez mais reduzidos de casos, especialmente em Manaus.

Tendência a diminuir casos ativos

Segundo Gabriel Vasconcelos, pesquisador da Universidade da Califórnia e do Núcleo de Análise Estatística de Dados da PUC-Rio, os dados deixam claro que nos sete estados com Rt abaixo de um há tendência de diminuição dos casos ativos.

Para ele, o número se manter menor do que um é uma “boa notícia”. “Em alguns lugares, como Amazonas e Pernambuco, os novos casos já perderam força há algumas semanas. Eles podem tratar de temas como reabertura com mais tranquilidade do que os outros, mas precisam acompanhar de perto para ver as reações”, afirma.

Vasconcelos analisa outros estados que apresentam índices de melhora. “Rio de Janeiro e Pará ainda não tiveram pico nos casos, mas para mortes parece que sim. No Amapá e no Acre as mortes também caíram, mas menos em relação ao máximo observado no Rio e no Pará”, diz.

Em termos nacionais, ele explica que os índices variam muito, tornando o cenário heterogêneo entre as regiões. “São Paulo, por exemplo, foi o primeiro estado onde os números de casos e mortes começaram a subir, e até hoje ainda não dá para dizer se chegou ao máximo de mortes. Em outros parece que o pico de mortes já passou, e a duração da parte crítica da epidemia parece que vai ser menor”, completa.

Mortalidade vem caindo no País

Mesmo assim, o pesquisador afirma que os dados revelam que o País ainda não passou pela pior fase em termos de contaminação. “Parece que, para o Brasil como um todo, ainda não estamos no pico de casos. O lado bom é que a taxa de mortalidade vem caindo. Já foi 7% e agora é 4,9%, e a tendência é de queda”, diz.

Um comportamento que chama a atenção do pesquisador é a variação entre áreas mais pobres e ricas do Brasil —e só agora elas atingem patamares parecidos. “Os lugares mais ricos foram os primeiros a sentir a epidemia. Ela avançou devagar para o interior, e isso pode ter ajudado a não afogar os hospitais das capitais tanto quanto se a doença tivesse se a doença tivesse chegado no país todo de uma vez”, aponta.

Jornal O Povo