Guarda municipal é apedrejado após apreensão de 141 aves vendidas ilegalmente em feira livre no Ceará

Um agente da Guarda Municipal de Fortaleza foi apedrejado por dois homens durante abordagem da corporação na Feira da Parangaba, em Fortaleza. O fato aconteceu durante fiscalização contra venda ilegal de pássaros na manhã deste domingo, 17. De acordo com o inspetor Geovane Victor, o agente ferido foi encaminhado à emergência de uma unidade hospitalar, passou por exames e recebeu alta. Ele levou seis pontos na cabeça. Os acusados de atacar a vítima fugiram.

A abordagem da Inspetoria de Proteção Ambiental resultou na apreensão de 141 aves silvestres na feira. Entre os pássaros, estavam tizius, curupiões, sabiás e um papagaio. Nove delas estavam mortas.

“Tinha a denúncia sobre um homem com foto de um jabuti. Ao averiguar, a equipe se deparou com os dois elementos que foram jogando pedras e fugiram em seguida, deixando algumas sacolas. Nas sacolas estavam as aves”, afirma o inspetor.

Após o ataque, a Polícia Militar e a Força Nacional foram acionadas para o local. Segundo o inspetor, ninguém foi preso durante a apreensão dos pássaros.

Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Selvagem, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Em 27 de janeiro, 28 aves silvestres foram apreendidas em feiras de rua, na Parangaba e no Antônio Bezerra. A operação foi realizada por policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). Durante a diligência, duas pessoas foram conduzidas para unidades da Polícia Civil do Ceará (PCCE).

Do Jornal O Povo