Fortaleza tem a menor taxa de ocupação em UTIs de Covid desde maio

A queda registrada em Fortaleza tem sido recorrente, mas o interior preocupa; com a tendência de redução, as igrejas devem ser autorizadas a abrir amanhã, mas representantes dos templos informam que manterão as portas fechadas Foto: Foto: Camila Lima

A capital cearense apresentou mais um indício de declínio na demanda por assistência diante da pandemia do novo coronavírus: neste sábado (20), alcançou a menor taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Covid-19 – com 66,04% dos leitos ocupados – desde maio. A informação é um registro da última atualização de sábado da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Esse índice chegou a atingir 96,45% em 8 de maio.

Na mesma tendência de queda, a taxa de ocupação das enfermarias em Fortaleza chegou a 52,50%. O percentual também é o menor registrado desde maio, quando atingiu o pico de 93,76% no dia 5 daquele mês.

No contexto geral, segundo a plataforma da Sesa, o Estado do Ceará somou 92.397 casos confirmados e 5.520 óbitos pela doença pandêmica. Em contrapartida, 67.277 pessoas já se recuperaram.

O cálculo das taxas de ocupações, tanto das UTIs quanto das enfermarias, é feito com a quantidade de pacientes com suspeitas ou confirmação para Covid-19 e dividido pelo número de leitos ativos, de acordo com as informações do IntegraSUS.

A taxa de ocupação dos leitos é um dos índices observados pelo Estado para avançar nas fases de retomada da economia. Através de uma transmissão via redes sociais, realizada ontem, o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciaram que, a partir de segunda feira (22), a Capital inicia a fase 2 da flexibilização do isolamento.

Diário do Nordeste