Em cenário de crise, prefeituras do Ceará se mobilizam para manter festejos de Carnaval

A realidade de aperto e de crise financeira se agrava entre as prefeituras do Ceará, mas a proximidade do Carnaval tem desafiado gestões municipais a acertar os cálculos dos cofres públicos e adotar novas estratégias para fortalecer os impactos econômicos positivos gerados pelas festividades. A menos de um mês da data, prefeituras se apressam para contratar bandas e estrutura física de grandes eventos. 

Levantamento do Sistema Verdes Mares, no Portal da Transparência dos Municípios, mostra movimentação pró-Carnaval em, pelos menos, 23 municípios, com publicações de contratos de artistas e licitações para contratação de infraestrutura.

O número deve aumentar nos próximos dias. Até agora, duas cidades cancelaram gastos públicos com a festa. Nesse período, órgãos de fiscalização e controle redobram atenção no combate à corrupção já que contratos de artistas, por exemplo, não exigem licitação e não têm uma tabela de valores que possibilite comparações.

Em 2020, a cidade de Cascavel, no litoral leste, volta a promover festas no período depois de seis anos de suspensão. “Não é que a gente tenha verba sobrando”, pontua a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosana Lima. A atual gestão assumiu a Prefeitura há menos de um ano, após a cassação dos gestores reeleitos em 2018. 

Diário do Nordeste