Defensoria Pública é instituição judicial mais bem avaliada, aponta pesquisa da FGV

A Defensoria Pública é a instituição do sistema judicial mais bem avaliada pela população, aponta pesquisa da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com o levantamento, 78% dos brasileiros aprovam a atuação do órgão. Os dados fazem parte do Estudo Sobre a Imagem do Poder Judiciário Brasileiro, lançado no Rio de Janeiro.

Quase oito em cada dez entrevistados consideram a atuação da Defensoria “ótima + boa” ou “regular”. Ela também é a instituição mais bem avaliada pelos advogados – 86% deles consideram a Defensoria “ótima + boa” ou “regular” – e tem o maior índice de confiança entre os brasileiros (59%), entre os órgãos do sistema judicial.

O Tribunal Superior do Trabalho e o Ministério Público aparecem logo abaixo, com 55% e 53% de confiabilidade, respectivamente.

Na análise entre Poderes, o Estudo mostra que o Judiciário é o único em que mais da metade dos entrevistados (52%) disse confiar. Os dados oficiais da pesquisa também indicam, entre outros apontamentos, que 59% das pessoas consideram que vale a pena recorrer à Justiça para solucionar alguma situação de conflito.

Do Congresso em Foco