Cristovam Buarque: Não adianta trocar ministro se educação não é prioridade

(foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

O governo Bolsonaro não tem a educação como prioridade, então não adianta trocar o ministro. É o que afirma o ex-senador Cristovam Buarque, que já foi governador do Distrito Federal e titular da pasta, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista ao CB.Poder — parceria do Correio Braziliense e da TV Brasília —, nesta segunda-feira (27/7), Buarque afirmou que, em comparação com as “caricaturas” que estiveram à frente do MEC durante a gestão atual, o novo ministro, pastor Milton Ribeiro, parece ser melhor.

“Quem faz a educação não é o ministro, é o presidente da República. Eu creio que o atual presidente não tem a menor sensibilidade para a educação, então não adianta mudar o ministro. Mas creio que esse será melhorzinho que os anteriores, que pareciam caricaturas. Esse não parece ser uma caricatura — é cedo para dizer —, mas ele vai ter muitas dificuldades porque o governo não tem prioridade na educação”, avaliou o ex-senador.

Buarque ainda considerou “lamentável” as confusões envolvendo o MEC e ministros anteriores do governo Bolsonaro, especialmente as situações recentes que resultaram na saída de Abraham Weintraub. “É lamentável porque essa bagunça nos fez perder tempo. Primeiro na questão da pandemia, segundo, a falta de manutenção das coisas que funcionavam e, finalmente, a maior perda de tempo pra mim é que não estamos formulando a estratégia para que o Brasil saia do atraso educacional nos próximos anos. Estamos perdendo muito tempo já faz décadas, e agora mais ainda com esse governo”, afirmou.

Correio Braziliense