Chef Adriana Lucena, de Jandaíra, representa o Rio Grande do Norte no Festival Fartura Belém, dias 26 e 27/1

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil abre o ano de 2019 em um dos destinos gastronômicos mais requisitados do país: Belém. Nos dias 26 e 27 de janeiro, acontece na capital paraense o Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém, na Estação das Docas, um dos pontos turísticos da cidade. Participam do evento mais de 60 atrações gastronômicas e 15 apresentações culturais, entre shows e intervenções cênicas. A chef Adriana Lucena, do sítio Quinta da Aroeira, em Jandaíra, vai representar o Rio Grande do Norte no espaço Cozinha ao Vivo. Ela irá ensinar e servir arroz da terra com linguiça do sertão e camarão-sossego.

Entre os convidados, chefs e personalidades gastronômicas de todas as regiões do Brasil. No espaço Chefs e Restaurantes, já estão confirmadas as presenças de Saulo Jennings, da Casa do Saulo (Santarém, PA); Ilca do Carmo, do Santa Chicória (Belém PA); Marina Sciotti, do Quincho Cozinha & Coquetelaria (São Paulo, SP); e Felipe Gemaque, do Cuia (Belém, PA). Já o espaço Petiscos, Lanches e Doces tem confirmados: Dona Nena, do Filha do Combu (Belém, PA); Tiago Silva, do Boto Sorveteria Artesanal (Santarém, PA); Caetano Sobrinho, do Caê Restaurante e Bar (Belo Horizonte, MG); e Liliana Andriola, do Mandarinier Gastronomia (Porto Alegre, RS).

Haverá também um espaço Infantil, com comidinhas e guloseimas que as crianças adoram, com estandes lúdicos. Nesse local, já está confirmada a presença de Gustavo Blanco, do Soul Kitchen (São Paulo, SP); e Ana Cristina, do Cris Doces & Salgados (Santarém, PA).

As aulas do espaço Cozinha ao Vivo, onde os chefs preparam os pratos na hora, contando todos os segredos que dão o toque especial à receita, têm a confirmação de Ricardo Costa, do The Premium Steakes (Belém, PA); Daniela Martins, do Lá em Casa (Belém, PA); Hildely Porpino, a feirante “Tieta”, do Mercado Ver-O-Peso (Belém, PA); Ivan Prado, do Senac (Fortaleza, CE); João Lombardi, do Ora-Pro-Nóbis (Tiradentes, MG); Adriana Lucena, do Quinta da Aroeira (Jandaíra, RN); Van Régia, da Culinária da Van (Fortaleza, CE); João Barreto (Campina Grande, PB); e Ruth de Almeida, do Raízes Gastronômicas (Palmas, TO).

Quem busca aprendizado também terá opções no espaço Conhecimento, onde os estudiosos da gastronomia compartilham suas histórias com o público. Participam Ofir Oliveira, do Sabor Selvagem (Belém, PA); Saulo Jennings, da Casa do Saulo (Santarém, PA); Priscila Ávila, do Queen of Peppers (Brasília, DF); Joanna Martins e Paula Moreira, do Manioca e do Xibé, respectivamente (Belém, PA); Cesar Costa, do Corrutela (São Paulo, SP); Neli Pereira, do Espaço Zebra (São Paulo, SP); e Ruth de Almeida, do Raízes Gastronômicas (Palmas, TO). Por fim, no espaço Interativo, onde as pessoas podem aprender e fazer as mais diversas receitas, também já estão confirmados: Paulo Anijar, do Santa Chicória (Belém, PA); Ângela Sicilia, do Famiglia Sicília (Belém, PA); e Fernando Von Noble, do Noblyaki Oriental Bistrô & Bar (Cacoal, RO).

O público também poderá adquirir itens diretamente da mão de produtores regionais, no espaçoProdutos e Produtores. Entre eles, as geleias, as farinhas e os temperos do Manioca; o palmito-açaí da Palmito Palmas; os sorvetes de frutas amazônicas da sorveteria Blaus; a cachaça de jambu Meu Garoto; as farofas da caju e jambu da Farofofa; e as compotas de bacuri da Fazenda Bacuri (Bragança, PA).

Além disso, mais de 15 atrações artísticas vão embalar e alegrar o público durante os dois dias de evento. Entre as presenças já confirmadas está o duo Yamí Music, composto pelo violoncelista italiano Federico Puppi e pelo percussionista baiano Marco Lobo: os instrumentistas convidam para subir ao palco o cantor carioca Castello Branco, nova promessa da MPB.

O Festival Fartura é realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, que percorre todo o território nacional por meio da Expedição Fartura, viagens de pesquisa gastronômica que mapeia personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes. O conteúdo dela é disponibilizado na web por meio do site e das redes sociais, além da publicação de livros e filmes. As expedições também são a base para os festivais, que conectam a cadeia gastronômica, da origem ao prato.