Ceará atinge 100% da capacidade dos leitos de UTI para coronavírus; fila de espera chega a 48 pacientes

Unidade de Terapia Intensiva, UTI, Hospital, pacientes, tratamento, internação, equipamento hospitalar(Foto:Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (16), o Ceará atingiu 100% da ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) específica para tratar pacientes com coronavírus. A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde (Sesa), Magda Almeida, afirmou que o estado possui 48 pacientes na fila de espera, até a manhã desta quinta-feira.

O número de pessoas infectadas com o novo coronavírus no estado chegou a 2.386 nesta quinta. O número de óbitos chegou a 124. Até a noite desta quarta (15), havia 169 pessoas hospitalizadas em UTIs por causa da Covid-19. Desse total, 113 estavam em Fortaleza.

Segundo Magda, pacientes com perfil de maior gravidade necessitam de estruturas especializadas. Cada paciente, em média, passa de 7 a 14 dias nesses leitos.

“A pressão assistencial, independente dos números, é muito grande sobre os leitos de UTI porque não conseguimos abrir todos os 800 leitos que a gente projetava. Nossos respiradores não foram entregues, e estamos com muitos problemas em relação a isso. Nesse momento, apesar de não estarmos no pico esperado da epidemia, estamos com leitos de UTI em ocupação máxima”, explica Magda.

Diário de Pernambuco