Campeão sul-americano de levantamento de peso está na UTI

Um atleta, que já foi campeão sul-americano de levantamento de peso, está internado em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) depois de contrair o coronavírus. Ricardo Xavier de Souza, 41, o Gigante, tem 1,85 de altura e 127 quilos, e agora luta para superar a Covid-19.

Apesar do histórico de atleta, que já levantou 250 kg, Gigante tem problemas com a pressão e toma medicamento controlado, segundo a mulher, Alexandra Souza, o que o coloca no grupo de risco da doença. “Ele é naturalmente forte, nunca usou anabolizante, morre de medo de agulha. Nasceu com esse corpo, e sempre treinou muito”, diz.

O casal mora em São Vicente, no litoral de São Paulo. Alexandra conta que os primeiros sintomas apareceram em 27 de março. “Ele teve febre e dor de cabeça, mas não foi nada mais sério. A maior reclamação era dor pelo corpo”, explica.

A situação piorou e, no dia 29 de março, Gigante foi até o Hospital Ana Costa, na Praia Grande. Fez exames de raio-x e de sangue, que nada detectaram. Ele foi medicado e liberado para voltar para casa.

O quadro, entretanto, piorou muito rapidamente. Em menos de uma semana, Gigante voltou outras duas vezes ao hospital. Em 6 de abril, a falta de ar chegou a um ponto insuportável. “Ele dizia que parecia que estava se afogando, debaixo d’água, sem conseguir respirar. E a dor no peito persistiu, com diarreia e vômito. Nesse ponto, voltamos ao hospital”, diz a mulher.

Gigante foi internado e colocado em isolamento. “Disseram que ele estava com quadro de pneumonia e foi direto para o isolamento, com suspeita de coronavírus. Ele passou a usar um respirador daqueles mais simples”, conta Alexandra.

Dois dias depois, em 8 de abril, o quadro piorou e o atleta acabou tendo que ser entubado, usando respirador mecânico. “Estava sem comer, debilitado. Nem com o respirador ele estava conseguindo respirar. Houve uma piora, os rins quase pararam. Ele estava em estado gravíssimo”, conta Alexandra.

Com o quadro, Xavier foi transferido para a unidade do hospital em Santos, considerada mais preparada para lidar com o caso. Ele segue internado na UTI.

Notícias ao Minuto/Folha Press