Bolsonaro tira Onyx da Casa Civil e indica general, diz imprensa paulista

Onyx Lorenzoni (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro Onyx Lorenzoni (DEM) deverá deixar a Casa Civil. Informações de bastidores publicadas pelos jornais Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo apontam que o presidente já teria convidado o general Braga Netto para assumir o cargo.

Onyx deverá ser remanejado para o Ministério da Cidadania, hoje ocupado por Osmar Terra.

Braga Netto é chefe do Estado-Maior do Exércitoe liderou a intervenção das Forças Armadas na segurança pública do Rio de Janeiro, em 2018, quando o presidente era Michel Temer (MDB).

Na semana passada, questionado se Onyx deixaria o cargo, Bolsonaro respondeu: “Se tiver que mudar Casa Civil, você vai saber na hora certa”.

Onyx começou o governo Bolsonaro como um dos ministros mais fortes da Esplanada, com o comando da articulação política, função que perdeu ao longo de 2019, transferida para a Secretaria de Governo.

A situação dele começou a se tornar insustentável quando estava de férias e seu secretário executivo, Vicente Santini, pegou voo exclusivo da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir encontrar o presidente Jair Bolsonaro na Índia. O presidente o demitiu.

O Povo