Após caos e lockdown, Fortaleza tem queda de curvas e encerra pico de covid

Nos últimos dias, a cidade de Fortaleza, capital líder em taxa de mortalidade por covid-19 no Brasil, registrou queda no número de internações, infectados e mortos pela doença e já começa a descer do platô — situação de pico contínuo. No último domingo (7), a capital cearense comemorou algo que não ocorria desde o início de março: um período de 24 horas sem a internação de pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Até ontem (12), Fortaleza registrava mais de 30 mil diagnósticos da doença e 2.848 óbitos. São números altos, porém a impressão de que hospitais tiveram redução no ritmo da pandemia foi confirmada por estudos e cientistas, que veem na queda das curvas um sinal de que o pior já passou. Entretanto, alertam que o problema causado pelo novo coronavírus está muito longe de ter sido totalmente resolvido.

Os boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde mostram a diminuição no número de doentes. No dia 10 de maio, as unidades de saúde de Fortaleza chegaram ao ápice de atender 2.139 pacientes em apenas 24 horas. Um mês de depois, em 9 de junho esse número foi de 569.

Segundo o infectologista e pesquisador Antônio Silva Lima Neto, membro do comitê científico do Consórcio Nordeste e da Secretaria de Saúde de Fortaleza, não há dúvida de que a pior fase já passou.

UOL