Aplicativo criado na Paraíba monitora a saúde do usuário através de relógio

O “Watchin” promete monitorar o estado de saúde do usuário, através da inteligência artificial. — Foto: Hugo Guilherme

Um serviço que une relógio de pulso, aplicativo de celular e profissionais de saúde, foi desenvolvido por uma empresa na Paraíba. A ferramenta chamada “Watchin” promete monitorar o estado de saúde do usuário, através da inteligência artificial. O serviço é direcionado às pessoas que precisam de cuidados especiais, como idosos; gestantes; portadores de doenças crônicas ou que sejam vulneráveis a oscilações no estado de saúde.

O aplicativo é um serviço que foi pensado a partir de uma situação delicada, quando a mãe da idealizadora do Watchin, Carolina Candeia passou mal e ficou 8 horas desacordada, sem conseguir pedir ajuda. O caso aconteceu em 2016, em João Pessoa. “Este fato marcou muito a vida de toda minha família e a minha em especial, pois depois do ocorrido resolvi voltar a morar com ela por um tempo”, relatou Carolina.

“O Watchin foi planejado com o intuito de levar às pessoas uma maior garantia de segurança e cuidado. Pessoas que querem se cuidar e cuidar daqueles que amam”, falou Carolina.

Em 2017, Carolina teve a oportunidade de representar o Nordeste em um programa para mulheres empreendedoras, na Fundação Getúlio Vargas. A ideia proposta pela fundação era que as participantes criassem um novo serviço ou produto inovador, escalável e de impacto social. “Comecei a estudar o mercado, ver o que estava acontecendo dentro e fora do Brasil, percebi que as coisas estavam sempre convergindo para a tecnologia e o mundo digital”, contou.

Foi então que a empreendedora pensou em unir wearables (dispositivos vestíveis) com o serviço home care, já oferecido há sete anos pela empresa em que ela trabalha. Segundo Carolina, a ideia era encurtar as distâncias e intervir de forma preventiva no cuidado. A ideia acabou sendo vencedora do programa naquele ano.

Do G1 PB