Apenas deputados bolsonaristas votaram contra o Fundeb

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM – RJ )

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira (21) a proposta de emenda à Constituição (PEC) 15/2020, de autoria da deputada Professora Dorinha (DEM-TO), que faz alterações do  Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A votação em dois turnos contou com  499 votos favoráveis e 7 contrários no primeiro turno e  492 favoráveis, 6 contrários e uma abstenção no segundo. Veja abaixo a relação do voto de cada deputado.

Apenas deputados ligados ao presidente Jair Bolsonaro foram contra a propsota. No primeiro turno, os votos contrários à PEC do Fundeb foram de Paulo Martins (PSC-PR), Márcio Labre (PSL-RJ), Luiz Phillipe de  Orleans e Bragança (PSL-SP), Junio Amaral (PSL-MG), Filipe Barros (PSL-PR), Bia Kicis (PSL-DF) e Chris Tonietto (PSL-RJ).

Votaram contra o Fundeb no segundo turno os deputados Zacharias Calil (DEM-GO), Bia Kicis (PSL-DF), Chris Tonietto (PSL-RJ), Filipe Barros (PSL-PR), Junio Amaral (PSL-MG) e Paulo Martins (PSC-PR).

m suas redes sociais, Zacharias Calil afirmou que o voto contrário no segundo turno foi um erro do sistema. “A votação do #Fundeb registrou meu voto não no segundo turno. Isso foi um erro. Aconteceu com outros colegas em diferentes momentos da votação. Já pedi à Mesa Diretora a revisão para que meu voto seja computado como SIM ao texto aprovado, como votei no primeiro turno”, afirmou.

Já Marcio Labre afirmou que a abstenção em segundo turno “foi acidental”. “Na verdade no segundo turno o voto correto era para ser ‘não’ ao mérito, mas acabou sendo abstenção porque eu seguia o alinhamento de fazer abstenção em todos os destaques, porque eu não concordei com o mérito.  Só que eu acabei votando por engano em abstenção. Só que o meu voto era voto negativo de primeiro para segundo turno”, afirmou.

Do Congresso em Foco