Alerta: Peste suína clássica mata mais de 200 animais em cidade do interior do Ceará

A Peste Suína Clássica – PSC, também conhecida como Cólera suína, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta somente os suínos domésticos e selvagens. Não oferece riscos de morte à saúde humana e nem afeta outras espécies de animais. O foco da peste suína foi identificado à poucas semanas através de uma denúncia. A pequena propriedade de criação familiar de subsistência está interditada. Toda a produção de 240 animais do suinocultor Antônio Paulo, foi dizimada pela doença em menos de 30 dias. O criatório fica na localidade de Mulungu, no município de Forquilha, distante 215 quilômetros de Fortaleza.

Segundo o relatório do Ministério da Agricultura, o foco está a 500km de distância da zona livre reconhecida internacionalmente. Segundo Guilherme Marques, diretor de defesa de saúde animal do Min. da Agricultura, uma equipe já está investigando uma zona de 10km na tentativa de identificar novos casos. Os animais eram comercializados em Forquilha e municípios vizinhos.

A taxa de mortalidade pode atingir 90% em animais jovens, enquanto que em suínos mais velhos a doença pode ter manifestação discreta ou mesmo ser sub-clínica. O criador Rafael Ricardo de Souza perdeu 21 animais em sua pequena propriedade.

Sobral24horas