67% dos internautas concordam com saída de médicos cubanos

Há um mês, o governo cubano surpreendia ao anunciar a saída do programa federal Mais Médicos e a determinação para a volta dos profissionais para a ilha caribenha. A medida gerou bastante questionamentos por partes da sociedade brasileira. Pensando nisto, o Portal Correio realizou uma enquete para saber a opinião dos internautas. A pergunta feita foi: “Você concorda com a saída dos médicos cubanos do Brasil?”. Dos 2.147 votos, 63% (1.345 votos) dos leitores afirmaram concordar com a medida. Já 37% (802 votos) foram contras.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, Roberto Magliano, esta questão já está superada, já que os médicos já voltaram para seu país de origem. Ele afirmou ainda que quando o CRM manifestou-se contra o programa e alguns profissionais, referia-se aos médicos que não eram submetidos a uma validação do registro.

“Quando o CRM se manifestou contra o Mais Médicos da forma que foi concebido, foi porque entendemos que aqueles profissionais deveriam ter o seu registro validado. Se eu sair do Brasil para exercer a medicina na Alemanha, por exemplo, terei que fazer um teste lá. Eles vão analisar o currículo, me por a prova antes de exercer e o governo do Brasil ignorou esta premissa e passou a aceitar profissionais, sem que precisasse comprovar que de fato eram médicos. Não foi contra os cubanos, porque também tinham brasileiros nesta situação”, explicou.
Portal Correio