Filha de Vanusa vive de aluguel em sítio e quer conseguir R$ 150 mil para comprar casa e tirar mãe com Alzheimer de clínica

Há duas semanas, a cantora e ex-apresentadora mirim Aretha Marcos, filha de Vanusa com o cantor Antônio Marcos (pai também da atriz Paloma Duarte), pediu ajuda financeira nas redes sociais para comprar uma casa. Aos 46 anos, ela vive há três, sozinha e isolada, numa casinha simples, de colono e alugada, localizada numa vila dentro de uma fazenda de propriedade dos pais da atriz Helena Ranaldi, em Piracaia, no interior de São Paulo. Ao EXTRA, Aretha contou que sonha em ter um terreno para construir dois imóveis, uma para ela e outra para mãe, que está internada numa clínica desde 2017 com Alzheimer, e também quer disponibilizar espaço para outras famílias construírem moradias.

“Quero comprar um terreno que eu possa também disponibilizar terras para outras pessoas construírem suas casas. Se eu conseguir arrecadar uns R$ 150 mil já é o suficiente para comprar o terreno e levantar minha casa. A primeira casa que eu sei que vou levantar vai ser a da minha irmã, para morar eu, ela e minha mãe”, conta.

A artista explica que pretende construir também um chalé no mesmo terreno para cuidar da mãe, um dos sucessos da Jovem Guarda. “Não quero que minha mãe fique numa clínica para sempre. O Alzheimer é uma doença muto difícil. Como eu vivo hoje, não tenho como trazê-la de lá. A condição dela exige um cuidado maior, e eu vivo só. Então, se eu e minha irmã estivermos perto uma da outra, a gente reversa e cuida dela”.

Segundo Aretha, a mãe perdeu a capacidade de raciocínio e não a reconhece mais. “Minha mãe não tem mais cognitivo (que significa a perda da memória e dificuldade de raciocinar. Ela assistiu a minha reportagem na TV (falando da campanha para a casa própria) e não entendeu nada. Não tem mais como conversar com ela. Minha mãe se tornou uma criança, que às vezes fica brava. Ela merece uma vida maravilhosa. Não interessa que ela não saiba que eu sou a filha dela. Eu sei que ela é minha mãe”.

Desde que lançou a campanha pedindo ajuda financeira na internet, Aretha conseguiu algumas doações. A maior dela veio do pai de um dos seus dois filhos (Mel, de 23 anos, e Uriel, de 11). Ela conta que escolheu morar na fazenda após se encantar com o lugar, que tem uma grande cena cultural além do contato com a natureza. “Minha casa tem dois quartos, mas é casinha de boneca, de tão minúscula. O chão era de barro. O gramado, o jardim, o cactos, tudo fui eu que fiz”, diz.

Fonte: Extra/Globo